cirurgias
glaucoma cirurgia

O QUE É CIRURGIA DE GLAUCOMA?

Glaucoma é uma das principais causas de cegueira não-reversível do mundo. Essa condição é causada pelo aumento da pressão intraocular nos olhos, resultando em danos irreversíveis no nervo óptico.

Ele pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em adultos e pode passar anos sem manifestar nenhum sintoma. Sua evolução é gradual e, em muitos casos, o indivíduo não consegue notar mudanças na visão até que a condição esteja em um estágio avançado.

A cirurgia de glaucoma tem como objetivo diminuir a pressão intraocular e só é indicada para os casos mais avançados da condição ocular, quando o uso de medicamentos deixa de fazer efeito.

O procedimento cirúrgico pode ser realizado por laser – a trabeculoplastia –, ou da forma convencional – a trabeculectomia.

No primeiro tipo de intervenção, o laser faz com que o ângulo de drenagem do fluido dos olhos funcione melhor, diminuindo a pressão intraocular. Já na técnica trabeculectomia, o especialista cria uma espécie de bolsa na conjuntiva que funciona como um dreno e absorve o fluido baixando a pressão ocular.