cirurgias
O QUE É A CIRURGIA REFRATIVA?
A cirurgia refrativa é um procedimento que promove a correção e remodelação da córnea, podendo ser feita em ambos os olhos no mesmo dia. Ela é indicada para tratar condições oculares comuns como miopia, hipermetropia e astigmatismo.
A cirurgia refrativa é feita através de um laser que atua no globo ocular, podendo ocorrer em técnicas como: LASIK, Epi-LASIK ou PRK.
O método LASIK faz uma pequena abertura da córnea, para que o laser seja aplicado em seu interior, criando uma fina aba e remodelando o tecido.
O Epi-LASIK é bastante semelhante à LASIK, contudo, a aba criada nesse procedimento é feita de uma camada de células ainda mais fina que na LASIK.
Já o PRK, remove toda a camada externa de células da córnea e a parte exposta é tratada com um laser. Essa camada removida volta a crescer dias depois do procedimento.
INDICAÇÃO DE CIRURGIA REFRATIVA
A cirurgia refrativa é indicada para o tratamento das seguintes condições oculares:
Hipermetropia, um erro de refração que faz com que a imagem seja focada atrás da retina, causando dificuldade para enxergar objetos próximos e principalmente para leitura de textos e execução de tarefas diárias.
Miopia, que ocorre porque a imagem visual não é focada diretamente na retina, mas à frente da mesma. O problema pode ter origem porque o globo ocular é mais alongado ou o cristalino tem uma distância focal curta.
Astigmatismo, uma condição ocular causada, na maioria das vezes, por irregularidade da córnea gerando distorção de imagem, pois os raios de luz não chegam ao mesmo ponto na retina.
PÓS-CIRURGIA REFRATIVA
O procedimento é simples, com duração de menos de uma hora e sem necessidade de internação. O paciente realiza a cirurgia e volta para casa logo após o procedimento. Mas é necessário alguns cuidados ao longo das semanas pós-cirurgia, como uma proteção maior aos olhos com uso de óculos escuros, evitar frequentar locais com fumaça e clima seco, além de não se expor ao sol.