cirurgias
Crosslinking

O QUE É?

O ceratocone é uma condição ocular em que a nossa visão fica irregular e um pouco embaçada, deixando a córnea com uma forma semelhante a um cone.

O seu tratamento pode ser feito através da cirurgia de crosslinking, que tem a função de fortalecer a resistência da córnea e, consequentemente, melhorar a sua estabilização. A cirurgia é fundamental para retardar o avanço da ceratocone e preservar a visão do paciente, eliminando a necessidade de um transplante de córnea.

COMO É FEITO?

Para realizar o crosslinking, é aplicado um colírio especial à riboflavina – uma vitamina B – ativado posteriormente através de um feito de luz ultravioleta. O procedimento estimula a contração e a união das fibras de colágeno presentes nos olhos, isso ajuda a achatar ou endurecer a região, evitando que ela inche ainda mais.

Após a cirurgia de crosslinking, é colocada uma lente de contato terapêutica. Essa estrutura servirá como um curativo sobre a retina, protegendo os olhos durante a cicatrização. O uso da lente pode durar cerca de sete dias. Após a cicatrização ela deve ser retirada.