Especialidades
O QUE É O ASTIGMATISMO?
O astigmatismo está entre as alterações de visão mais comuns – principalmente em adultos – e se caracteriza pela irregularidade da curvatura da córnea.
A nossa córnea possui um formato esférico, ou seja, redondo, e quando essa forma não é perfeita, a visão fica um pouco borrada e desfocada, as letras semelhantes podem ser confundidas, os objetos parecerem mais altos e largos e as linhas retas, mais tortas. Todas essas alterações na visão são características do astigmatismo.
Essa condição pode ser simples – quando ela é a única alteração presente na visão, ou composta – quando ela está acompanhada de miopia ou hipermetropia, por exemplo. A boa notícia é que, apesar de causar certo desconforto e poder até a evoluir para casos mais graves, o astigmatismo tem tratamento.
COMO UMA PESSOA COM ASTIGMATISMO ENXERGA?
Na maioria dos casos, as principais queixas são: dificuldade de visualizar objetos (tanto próximos ou distantes, ambos ficam embaçados) e a sensibilidade à luz. Como tudo parece borrado, geralmente, quem tem astigmatismo força a vista para tentar alcançar uma melhor nitidez. Contudo, essa não é uma prática recomendada, pois pode agravar um pouco mais a condição visual.
CAUSAS DO ASTIGMATISMO
Na maioria dos casos, o histórico familiar é uma das principais causas. Porém muitas pessoas não tratam desde a infância, que é um momento muito importante para cuidar da saúde ocular. Uma vez não tratada, pode prejudicar o bem-estar ao longo da vida.
Outros fatores que podem ajudar a desenvolver o astigmatismo:
Coçar os olhos com frequência;
Ceratocone (condição ocular não-inflamatória do olho que provoca alterações estruturais na córnea).
TRATAMENTO DO ASTIGMATISMO
A melhor indicação para quem tem astigmatismo, inicialmente, é uma consulta com um médico oftalmologista para que ele possa realizar um diagnóstico preciso e orientar o tratamento adequado.
Os procedimentos mais comuns são:
Utilização de óculos com grau
Utilização de lentes de contato
A correção pode ser cirúrgica também, mas essa solução deve ser avaliada pelo oftalmologista.