Especialidades
Calázio
O QUE É CALÁZIO?


O calázio é uma inflamação que pode acontecer na borda da pálpebra, que é a dobra de pele e músculo que protege os nossos olhos. É comum ser confundido com o terçol. Ele tem um aspecto de inchaço, muitas vezes avermelhado e gera um incômodo no olho. Geralmente, aparece espontaneamente e, em muitos casos, também desaparece sem qualquer intervenção. Mas lembramos que, ao sentir maior desconforto, o ideal é buscar uma das nossas unidades ou até mesmo a emergência 24 horas – confira nossos endereços na home.


O QUE É CALÁZIO?


Nossos olhos possuem algumas glândulas e quando, por algum motivo elas ficam fechadas devido a um acúmulo de gordura na região, por exemplo, a drenagem é obstruída – o que pode fazer aparecer o calázio.

Como dica, é muito importante sempre que for levar as mãos à região dos olhos se certificar que elas estão higienizadas.


TRATAMENTO DO CALÁZIO


A busca por um médico oftalmologista é de extrema importância para ter um diagnóstico sobre a alteração na sua visão.

Na maioria dos casos, o tratamento envolve a aplicação de compressas mornas. Em algumas situações, pode ser necessário o uso de colírio anti-inflamatórios ou pomadas. Uma informação imprescindível: não aperte ou tente estourar o calázio. Isso pode espalhar a infecção na pálpebra e piorar uma condição que, a princípio, é fácil de ser tratada.