Especialidades
O QUE É O ESTRABISMO?
O estrabismo, popularmente chamado de olho vesgo, é a condição ocular que faz com que os olhos percam a simetria entre eles. Ou seja, cada olho aponta para uma direção diferente.
Como o correto é que os olhos foquem na mesma direção para combinar uma única imagem tridimensional, quando desalinhados, duas imagens diferentes são enviadas ao cérebro. Isso muda a percepção de profundidade e também pode causar visão dupla, o que é bastante prejudicial.
Existem três tipos de estrabismo, são eles:
Convergente: quando o olho desviado está virado em direção ao nariz;
Divergente: quando o olho está virado para outra direção;
Vertical, quando o olho desviado está virado para cima ou para baixo.
CAUSAS DO ESTRABISMO
A pessoa já pode nascer com estrabismo ou desenvolver ainda na infância. A condição ocular também pode aparecer mais tarde, na fase adulta. Mas, neste caso, ela é ocasionada por alguma doença física, como o diabetes ou doenças neurológicas.
Quando o estrabismo surge na criança, é possível que você note que ela fecha um dos olhos ou inclina a cabeça para olhar um objeto. Essa é a forma que elas encontram para conseguir que os olhos trabalhem juntos. Esse é um forte sinal de estrabismo.
TRATAMENTO DO ESTRABISMO
Na maioria dos casos, o estrabismo tem cura. Em crianças muito pequenas, é possível realizar uma intervenção cirúrgica nos músculos extra oculares. Em crianças acima de 2 anos, podem ser receitados óculos especiais ou o uso de tapa-olho para ajudar a fortalecer o olho desalinhado.
Em qualquer um dos casos, procure o médico oftalmologista para a indicação do melhor tratamento.