Especialidades
O QUE É A MIOPIA?
A miopia é um erro refrativo muito comum. A pessoa com miopia tem dificuldade para enxergar de longe, mas consegue enxergar perfeitamente de perto.
Quem tem esse erro de refração, geralmente vive forçando os olhos para tentar enxergar uma placa na rua, o letreiro do ônibus, a lousa da escola e entre outras coisas que ficam difíceis de identificar.
A condição ocular acontece principalmente por duas razões: córnea (lente mais externa do olho) muito curva ou tamanho do olho além do normal.
A carga genética é o maior determinante desta alteração, mas o aumento do uso de telas (celulares, computadores, tablets, TV vem contribuindo para o aumento dessa condição).
Um dado interessante é que, de acordo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 2,6 bilhões de pessoas em todo o mundo convivem com a miopia, sendo que 59 milhões dessas estão no Brasil. A projeção é de que, até 2050, metade da população mundial possa ser afetada pelo problema.
CAUSAS DA MIOPIA
Como falamos, a miopia acontece quando a córnea é curva demais. Em alguns casos, quando o olho é mais longo que o normal, a luz é focada na frente da retina e pode resultar em uma imagem distorcida de objetos distantes.
Ela também pode ser um fator genético. Ou seja, a pessoa já nasce com a condição ocular. Isto ocorre comumente quando os pais da criança já desenvolveram miopia, sendo uma questão hereditária.
Além disso, o uso excessivo de telas também representa um fator de risco para o desenvolvimento de miopia. O uso de computador, smartphones e demais aparelhos digitais já fazem parte do nosso dia a dia. Mas é importante manter uma rotina de uso saudável e fazer pausas para descansar a visão. Além disso, é importante manter uma distância de pelo menos 40 centímetros da tela de notebooks ou computador e, também, usar o brilho baixo na tela para não forçar ainda mais a visão.
Um ponto de atenção sobre essa condição: quem possui miopia grave (chamada de alta miopia) têm maior risco de desenvolver o descolamento de retina. Consultas regulares ao oftalmologista podem garantir mais tranquilidade e segurança nesses casos.
TRATAMENTO DA MIOPIA
O tratamento da miopia pode ser feito através de óculos ou lentes de contato para corrigir o erro refrativo.
Além disso, a miopia pode ser definitivamente resolvida com a cirurgia refrativa – indicada para pacientes adultos e com o grau estável por pelo menos 1 ano.
As cirurgias refrativas procuram modificar a curva da córnea, determinando a formação correta da imagem na retina. A cirurgia é rápida, e com a os equipamentos de alta tecnologia dos nossos centros cirúrgicos pode ser executada e não necessita de internação pós operatória. Procure nossa equipe para saber mais detalhes.