Especialidades
O QUE É O DESCOLAMENTO DE RETINA?
A retina possui um papel importante na visão. Trata-se de um tecido fino que fica na parte anterior do olho, sensível à luz e recebe as imagens que o olho foca e envia para o cérebro.
O descolamento de retina acontece quando a retina se separa da parte posterior do olho devido a lesões ou traumas. Essa condição ocular tende a acontecer em pessoas mais velhas.
A retina não possui nada que faça a sua fixação ou que a prenda ao globo ocular. É o vítreo que faz este papel, uma espécie de gelatina transparente que preenche o globo ocular, mas que pode se liquefazer sem que isto, obrigatoriamente, cause danos à visão.
CAUSAS DO DESCOLAMENTO DE RETINA
Além do avanço da idade, a condição ocular pode ser causada por tumores, inflamações, complicações da diabetes e outras lesões graves no olho. Além disso, quem possui alto grau de miopia ou histórico familiar de descolamento de retina também pode desenvolver.
TRATAMENTO DO DESCOLAMENTO DE RETINA
O tratamento do descolamento de retina é cirúrgico e, devido sua complexidade, precisa ser realizado por uma equipe especializada para trazer tranquilidade antes, durante e depois do procedimento.
Dependendo da gravidade da condição ocular e da indicação do oftalmologista, o descolamento de retina pode ser tratado com uma terapia chamada fotocoagulação com laser, o oftalmologista aplica um laser até à retina que promove a cicatrização.