Especialidades
O QUE É OLHO SECO?
Você já sentiu aquela sensação de olhos pesados, como se tivessem areia? Esse pode ser um dos sintomas do olho seco, uma condição ocular que ocorre quando o indivíduo produz poucas lágrimas ou que, por alguma deficiência na produção, essas lágrimas são de má qualidade.
Seus principais sintomas são: olhos vermelhos, ardência, visão embaçada, fotofobia e lacrimejo constante, além de sensação de areia nos olhos.
CAUSAS DO OLHO SECO
A síndrome do olho seco é uma condição ocular crônica, com o processo do envelhecimento as pessoas tendem a produzir menos lágrimas.
Com essa deficiência na produção e a evaporação excessiva do filme lacrimal – que pode ocorrer quando há algum problema em um dos componentes da lágrima ou disfunção nas glândulas localizadas na pálpebra – o olho fica mais seco.
Além disso, existem alguns fatores de risco para a condição ocular além da idade, como a menopausa, gravidez, rotina pesada em ambientes muito secos, uso excessivo de telas (computador e smartphone) e uso de alguns medicamentos como antidepressivo, diuréticos, betabloqueadores, entre outros, certas doenças como artrite reumatoide, síndrome de Sjögren, lúpus e blefarite.
TRATAMENTO DO OLHO SECO
Para tratar a síndrome do olho seco, o seu oftalmologista pode indicar o uso de colírios lubrificantes, lágrimas artificiais e anti-inflamatórios.
Além de hidratação constante, uso de óculos escuros ao sair de casa e também pode indicar distância de lugares com muita poluição de ar ou locais que sejam produzidos produtos químicos, que podem causar alguma reação adversa. Compressas mornas e massagem nas pálpebras também podem ajudar.