Especialidades
O QUE SÃO MOSCAS VOLANTES?
Se você já teve a percepção de ver pequenas manchas em seu campo de visão em alguns momentos do dia, saiba que esta pode ser uma condição ocular chamada moscas volantes.
São pequenas manchas vistas geralmente quando se olha para um fundo claro, como uma parede branca ou um céu azul.
As moscas volantes são minúsculos acúmulos de gel ou células dentro do corpo vítreo, o fluido gelatinoso, que preenche o interior do nosso olho. Estes objetos dão a impressão de estar diante do olho, mas de fato estão flutuando lá dentro.
O que se vê são as sombras projetadas sobre a retina, a camada do fundo de olho que percebe a luz e envia o estímulo luminoso até o cérebro.
As moscas volantes podem assumir formas diversas, como pequenos pontos, círculos, linhas, nuvens ou teias de aranha.
CAUSAS DAS MOSCAS VOLANTES
Com o passar da idade, o processo de envelhecimento resulta no espessamento ou contração do gel vítreo, formando grumos ou filamentos dentro do olho.
Ao se afastar da parede posterior do olho, o gel vítreo provoca o que conhecemos como descolamento do vítreo posterior. O descolamento do vítreo posterior ocorre com maior frequência nos portadores de miopia, nos pacientes submetidos à cirurgia de catarata ou à aplicação de laser YAG, e naqueles que sofreram algum tipo de inflamação ocular.
TRATAMENTO DE MOSCAS VOLANTES
Geralmente, o oftalmologista não indica nenhum tratamento para moscas volantes uma vez que é uma condição natural da visão e que não representa nenhum tipo de risco.
Entretanto, nos casos mais graves, em que as manchas na visão são muito grandes ou surgem em grande número, o médico pode recomendar a cirurgia para dissolver as manchas ou substituir o vítreo por outra substância.
Nesses casos, onde há grandes manchas na visão, é necessário ir o quanto antes ao oftalmologista para que a sua saúde ocular seja preservada, sem riscos à visão.
Lembrando que o diagnóstico preciso é construído através de uma consulta com o oftalmologista e exames.