Especialidades
O QUE É CONJUNTIVITE?
Uma das alergias oculares mais populares, a conjuntivite é uma inflamação da área branca dos olhos, chamada conjuntiva – uma membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras. Sua principal função é proteger o olho de impurezas transmitidas pelo ar, mãos e até mesmo inflamações.
Geralmente, a conjuntivite dura 15 dias, variando pelo tipo e não deixa sequelas.
Os sintomas variam a cada caso. Os mais frequentes são: olhos lacrimejantes, fotofobia, vermelhidão na parte branca dos olhos, deixando uma sensação de terra dentro deles e muita sensibilidade à luz
CAUSAS DA CONJUNTIVITE
A conjuntivite pode ter diversas causas. As principais são:
Infecção viral, que pode ser acompanhada de resfriados ou doenças infantis, como o sarampo.
Infecção bacteriana: pode acometer recém nascidos com até 3 dias de vida, causado pelo gonococo, uma bactéria presente no canal do parto.
Alérgenos em geral: irritação química através do vento, cigarro e demais poluentes ambientais, pelos de animais, mofo, e condições de higiene precárias.
TRATAMENTO DA CONJUNTIVITE
O tratamento da conjuntivite é feito de acordo com o seu tipo causador (vírus, bactéria ou fungo). Sabendo que sua conjuntivite tem origem alérgica, o indicado é evitar o agente. Os sintomas podem ser tratados usando colírio e compressa de água morna, lágrimas artificiais, descongestionantes, anti-histamínicos e até mesmo colírio de corticoides. Nos casos mais graves, é possível que o seu oftalmologista indique antibióticos para combater as bactérias causadoras da conjuntivite.