Especialidades
Ceratocone
O QUE É CERATOCONE?


O ceratocone é uma condição rara caracterizada pelo afinamento da córnea, se projetando na forma de um cone. O desenvolvimento acontece de forma lenta, podendo afetar um ou os dois olhos.


Diferente de outras condições oculares, o ceratocone pode se desenvolver na infância, na adolescência ou na vida adulta.


Essa alteração pode fazer com que os raios de luz fiquem fora de foco, o que causa visão distorcida e um pouco embaçada. Como em outras ocasiões, uma consulta regular ao oftalmologista desde a infância é fundamental para um diagnóstico precoce.


CAUSAS DO CERATOCONE


A causa exata do ceratocone ainda é desconhecida. Em poucos casos, pode ser genético, mas algumas ações contribuem para o desenvolvimento da doença como, por exemplo, coçar e esfregar os olhos com frequência. Pessoas alérgicas têm um risco maior de desenvolver o ceratocone, pois, geralmente, sentem muita coceira na região ocular.


Entre os sintomas, podemos destacar:

  • Sensibilidade à luz;

  • Comprometimento da visão noturna;

  • Visão dupla, embaçada ou distorcida;

  • Formação de múltiplas imagens de um mesmo objeto;

  • Vermelhidão ou inchaço nos olhos.


TRATAMENTO DO CERATOCONE


Nosso corpo clínico de especialistas leva em consideração o histórico familiar e a perda da acuidade visual para indicar o tratamento adequado.


Os exames de Topogafria Computadorizada da Córnea, Paquimetria Corneana e a Tomografia Computadorizada são utilizados para confirmar o diagnóstico.


Em casos mais leves, o tratamento é iniciado através do uso de óculos ou lentes rígidas e, de acordo com o acompanhamento de um oftalmologista, podem ser trocadas. Nos casos mais graves, outros procedimentos podem ser necessários. Entre eles: a aplicação de um anel intracorneano que ajuda a achatar a curva da córnea e o crosslinking de colágeno, que ajuda a fortalecê-la através do uso de colírios e luz UV especial.


De modo geral, deve-se evitar coçar os olhos para conter a evolução do ceratocone, em caso de ardência nos olhos e coceira frequente informar ao oftalmologista.