Especialidades
Daltonismo
O QUE É O DALTONISMO?


Mesmo que você não tenha daltonismo, certamente já ouviu falar desta condição ocular que altera a percepção das cores e a forma como os indivíduos com daltonismo enxergam os objetos. Aproximadamente 10% dos homens e 1% das mulheres apresentam algum grau na avaliação das cores.


Uma pessoa com visão normal pode identificar e distinguir 150 tons de cores diferentes, no entanto, no daltônico este número começa a cair à medida que tem menos possibilidades de criar misturas de cores. Isso acontece quando uma ou mais células cone – um tipo de célula que detecta a luz – estão ausentes, não funcionam ou detectam uma cor diferente.


Em seu tipo mais comum, os daltônicos não conseguem distinguir o vermelho do verde. Seu tipo mais raro é aquele que seu mundo é em preto, branco e cinzento.


CAUSAS DO DALTONISMO


A alteração no desenvolvimento dos cones da retina é a causa mais comum do daltonismo. Além disso, esta condição ocular geralmente é hereditária e ligada à genética. Os genes que produzem fotopigmentos são produzidos no cromossomo X. Se, eventualmente, faltam ou se encontram danificados alguns desses genes, pode ocorrer o daltonismo.

Contudo, também pode acontecer do indivíduo adquirir ao longo da vida se houver alguma doença específica, trauma ou uso exagerado de drogas.


TRATAMENTO DO DALTONISMO


É importante sinalizar que o daltonismo não tem cura, mas pode ser tratado com óculos e lentes de contato especiais para daltônicos, que melhoram a percepção das cores através de filtros. Qualquer percepção de cores fora do comum, deve ser relatada a um oftalmologista.