Especialidades
O QUE É A HIPERMETROPIA?
A hipermetropia é um erro de refração que atinge cerca de 65 milhões de brasileiros. Aproximadamente 1 em cada 3 pessoas pode ter o problema. Ela acontece quando a córnea é muito plana ou o olho é mais curto que o normal.
Pessoas com hipermetropia tem uma visão fora de foco para tudo o que está mais próximo e com mais nitidez para o que está mais distante, o que pode causar dificuldades para realizar tarefas do dia a dia.
Seus principais sintomas são a dificuldade para enxergar de perto e nas tarefas do dia a dia como ler, escrever, estudar ou cozinhar.
CAUSAS DA HIPERMETROPIA
Além de ser causada por um erro refrativo, a hipermetropia pode ser causada por uma alteração na curvatura da córnea. Ela também pode ser hereditária.
Estudos apontam que 10 a 15% das crianças em idade escolar apresentam problemas de visão que podem influenciar o comportamento e o desempenho.
Por isso, é importante que os pais estejam atentos a eventuais sinais e sintomas relatados pelas crianças para tratar o problema com o auxílio de um oftalmologista.
TRATAMENTO DA HIPERMETROPIA
Este erro refrativo pode ser corrigido com o uso de óculos ou lentes de contato.
A partir dos 20 anos, a pessoa pode ser operada com o laser LASIK ou PRK, através da cirurgia refrativa.
A hipermetropia pode ainda ser corrigida com a utilização de lentes intraoculares. Você pode procurar a nossa equipe de oftalmologistas para receber as melhores recomendações.