Especialidades
O QUE É RETINOPATIA?
A retinopatia diabética é uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo. Ela é uma das complicações da diabetes, caracterizada pelo alto nível de açúcar no sangue.
Quando a diabetes não é tratada e se encontra em seus estágios mais avançados, ela provoca lesões graves e definitivas nos vasos sanguíneos dos olhos, causando vazamento de sangue nos olhos e comprometendo a qualidade da visão.
Entre os sintomas, podemos destacar: visão embaçada, enxergar áreas em branco ou escuras, má visão noturna e cores desbotadas e aumento de moscas volantes.
CAUSAS DA RETINOPATIA
A retinopatia diabética apresenta comportamento mais agressivo, com risco de perda da visão, nos pacientes insulino dependentes, ou aqueles que não controlam a diabetes.
Além disso, ela também pode ser desenvolvida com o avanço da idade e da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), causadora da lesão progressiva macular, o que pode gerar a perda gradual da visão.
O controle rigoroso do Diabetes Mellitus, caracterizado pela deficiência da insulina, retarda o aparecimento e reduz a progressão da doença.
Por isso, é fundamental que você faça um acompanhamento de rotina com o seu oftalmologista, além do controle da diabetes.
TRATAMENTO DA RETINOPATIA
O melhor tratamento para a retinopatia diabética é feito através do controle das taxas de glicose no sangue, o que reduz significativamente o risco de perda de visão em longo prazo.
Mas é importante ressaltar que o tratamento não cura a condição ocular, mas pode reduzir alguns sintomas e retardar a progressão da perda de visão.
Em casos mais avançados, é necessário o uso de medicamentos para diminuir o inchaço da mácula (uma pequena área no centro da retina) e em situações mais graves, cirurgias a laser e vitrectomia – onde o oftalmologista remove o gel vítreo o sangue dos vasos com vazamento.